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Arquitetos: Ney Poulissen Architects & Engineers
- Área: 47500 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Stijn Bollaert
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Nijmegen formulou as especificações da ponte em um documento que descreve as suas ambições. Dentro disto, os critérios de desenho foram estabelecidos, o que ajudou a definir o projeto.
Uma primeira questão diz respeito à implantação em relação ao entorno. A ponte urbana deve formar uma parte integrante da vista do rio, e ser vista e experimentada a partir das margens, bem como a partir da própria ponte. Um segundo critério prevê que a concepção seja coerente com a imagem atual e futura de Nijmegen, em termos de relocalização do dique e os possíveis desenvolvimentos espaciais ao redor do rio Waal.
Isto significa que a construção principal deve se relacionar com todo o programa e função de um modo ideal,como uma grande parte da infra-estrutura de tráfego. A terceira ambição descreve a ponte como uma obra de arte que, em um único gesto, articula a tecnologia contemporânea e o design. O quarto critério incide sobre a função e valor experiencial da ponte: a ponte urbana deve criar uma "praça urbana ", tanto na plataforma e no nível do solo, bem como um ambiente agradável embaixo.
Abordagem Integral
O projeto prevê mais de uma resposta a todas estas perguntas. As raízes do nosso desenho são refletidas nas leis físicas da estabilidade e na construção habilidosa, mas também na paisagem, nas condições topográficas, na cidade e sua história: as tradições e a cultura do lugar formam um ponto de partida. Nosso método de projeto começa a partir de 'natureza das coisas'. Nós utilizamos os elementos valiosos que podem ser encontrados dentro do amplo contexto do projeto.
Além disso, a economia e a organização dos processos financeiros, procedimentos e regulamentos de tomada de decisão, operam de acordo com sua própria lógica e sistemas: hoje, isso deve ser planejado e incorporado em projetos complexos de construção. É isso o que entendemos por abordagem integral. Ao proceder desta forma, estamos confiantes de que nossos projetos passam a ter grande valor, diferenciam-se dos arredores existentes e, principalmente, definem outras transformações em movimento.
Uma abordagem integral também significa que todas as partes envolvidas, de várias disciplinas e funções, tomam parte no desafio. Há uma comunicação permanente: ela é feita de maneira não-hierárquica e com base na crença de que isso é essencial ao lidar com complexidades modernas.
Projeto da Ponte
O projeto da ponte é uma verdadeira performance. É uma resposta teatral com a natureza majestosa do rio Waal, da planície de inundação e dos dois aterros. A ponte urbana traz estrutura, hierarquia e orientação para a paisagem. O arco, que é a principal característica, tanto reafirma a presença, quanto atravessa o rio. Ao contrário de um espaço puramente funcional através da água, o arco respeita a largura do rio e, portanto, concorda com a localização das suas margens. Mesmo no inverno, quando os níveis de água são mais elevados e as derrapagens de várzea ocorrem, o arco permanece como prova convincente da localização e identidade do Waal.
O desenho da ponte se baseia numa lógica estrutural que toma como ponto de partida o princípio de que a geometria é determinada pelas forças trabalhando. Nós não escolhemos formas por elas mesmas, mas usamos as forças para desenvolver uma forma. As forças tornam-se, assim, uma ferramenta de design. Uma vez que a geometria básica pode ser corrigida, a "composição" ou materialização dessa forma pode ser investigada. A necessidade de uma nova ponte proporcionou a oportunidade de criar uma ponte em arco do século XXI, um ícone da cultura ocidental contemporânea. A ponte Waal como contrapartida e "monumento de seu tempo" aumenta as expectativas ainda mais em termos de ambições formais e de engenharia.
As rampas de 'De Oversteek' são projetadas a partir de uma gama de materiais e métodos de construção que se relacionam com a natureza. Trata-se de técnicas tradicionais (expressadas em concreto feito in situ e alvenaria de tijolo), que criam uma sensação de artesanato. O design, materiais, dimensões e detalhamento das rampas, ao contrário da ponte em arco, são elaborados em uma escala humana. A nova ponte foi projetada com uma abordagem integral, usando uma combinação de conhecimento contemporâneo sobre o planejamento, técnicas de construção e design conceitual.
A ponte é o resultado de um processo bem pensado de otimização da combinação entre engenharia, urbanismo e arquitetura. Um objetivo principal do processo de design é fazer com que a eficiência estrutural seja visível. Não há "mascaramento". A ponte também é lógica e coerente em relação às leis físicas. A beleza natural é uma consequência. A principal extensão do arco é 285m de comprimento; o comprimento total da estrutura, da ponte arcada, incluindo as rampas de acesso, é de 1,2 km.